Quem ai já ficou "perdidinha" na hora de escolher a tonalidade certa da base? Agora seus problemas acabaram! Primeiramente, esqueça quando te aconselharam a testar na parte interna do braço! Lembrem-se sempre de que esta região é a que menos pega Sol, ou seja, é bem mais clara do que o seu rosto, que fica exposto toda vez que você sai na rua. Talvez seja esse o problema de muitas mulheres da hora de comprar a base. Mesmo com a aplicação do pó em seguida, se a tonalidade for muito fora daquilo que ela realmente deveria usar, o rosto pode ficar ou muito branco ou muito escuro. Para não pagar mico por ai, sigam as dicas do Plural!
1)- Você chegou na loja e tem uma infinidade de base de todos os tipos possíveis. A vendedora chega e começa a falar sem parar na sua cabeça. Você vai na onda dela, afinal, ela trabalha em uma loja que vende maquiagem e deve saber o que está falando. Ela indica um produto, testa e, para ela, dá certo. Para você ficou um pouco claro, mas, afinal, quem é você pra opinar diante de alguém que entende do assunto? Certo? NÃO! Muito E-R-R-A-D-O! Que a vendedora está lá para te auxiliar isso é óbvio, mas no fundo ela quer vender o produto dela. Fique atenta se caso ela começar a insistir para você comprar o produto "x". Você pode comprar por impulso ou por livre espontânea pressão e ele vai ficar parado por meses na sua gaveta. Resumindo, você gastou dinheiro atoa.
Se por acaso ela virar o seu braço para testar então... Sai fora! Mesmo que elas sejam treinadas, algumas não possuem "feeling" pro negócio!
2)- Se devemos ficar atentas na hora da compra, então, como proceder? Parece loucura mas o lugar que você deve testar a base é onde ela será usada: no rosto! Pode parecer estranho, mas as lojas sempre disponibilizam lenços ou demaquilantes para remover depois. O lugar certo para testar são nessas duas regiões indicadas:
![]() |
Regiões do rosto onde a base deve ser testada |
O nariz fica localizado no centro do rosto, local onde conseguimos visualizar nossa imagem por um todo. Isso ajuda a identificar a tonalidade certa, sem correr o risco de sair de lá com o rosto branco ou escuro. Mas, se a pessoa preferir, a outra opção é no maxilar. Por ser na lateral do rosto é preciso ficar atenta principalmente em relação a iluminação, que pode ser grande inimiga na hora da compra. Na dúvida, teste no nariz.
Assim como todos os produtos de maquiagem, existem diversos tipos de base no mercado, que se enquadram de acordo com o estilo da mulher. E não esqueçam: para quem tiver a pele mista ou oleosa, escolha sempre bases OIL-FREE (livres de óleo)!
BASE LÍQUIDA
São usadas por mulheres que não gostam de maquiagem. Possuem uma textura mais fina e quase não aparecem no rosto. Sua cobertura é aveludada mas, para quem precisa cobrir algumas imperfeições, não é a mais indicada.
![]() |
Base com cobertura extra leve - Natura Faces |
![]() |
Base líquida com efeito mate - Quem disse Berenice? |
![]() |
Base líquida Vult |
Selecionei as bases acima por ambas serem líquidas, porém com texturas diferentes.
1)Natura Faces: possui uma camada extra fina, ou seja, quase não aparece depois de aplicada. Indicada para pessoas que não gostam de passar muita maquiagem ou para crianças e adolescentes.
2) Quem disse Berenice?: possui efeito mate e deixa a pele bastante opaca e sua textura é beeeeem líquida. Sem dúvida nenhuma essa é a uma das melhores bases que já usei! Ela espalha bem pelo rosto e cobre bastante as imperfeições. Para quem não gosta do rosto muito carregado mas que fique bem corrigido, essa é a melhor opção! Super indico para vocês!
3) Vult: essa base é ótima em relação custo-benefício. É barata e, mesmo sendo líquida, possui uma textura leve mas capaz de corrigir o rosto. É oil free e para quem precisa misturar as tonalidades é perfeita!
BASE CREMOSA
Possuem uma textura mais consistente sendo a mais indicada para uso profissional ou para aquelas mulheres que preferem uma cobertura mais intensa. É a base perfeita para cobrir as imperfeições mas, se aplicada em excesso, deixa o rosto carregado. Portanto, CUIDADO!
![]() |
Base Truly Lasting Color, Almay |
![]() |
Base Pore Refining Solutions, Clinique |
- Base Truly Lasting Color, Almay: comprei essa base durante uma viagem para os EUA em uma farmácia, em Miami. Na hora eu não fazia ideia de que seria TÃO boa (não dava pra testar!). Ela é altamente cremosa (assim como a maioria das bases importadas) e deixa a pele com uma textura aveludada incrível! E o melhor: por lá ela é muuuuuuuuito barata! Infelizmente ainda não encontrei a bendita para comprar aqui no Brasil, mas assim que souber eu aviso vocês!
- Base Pore Refining Solutions, Clinique: essa marca é excelente! Essa base é indicada para quem sofre com os poros dilatados, que ficam ainda mais evidentes na hora de passar a base. Além de disfarçá-los, ela possui uma textura incrível!
BASE EM PÓ
Como o próprio nome já diz, por ser pó, na maioria das vezes, não cumpre sua função de base: cobrir as imperfeições e deixar a pele uniforme. A base em pó é indicada para aquelas pessoas que não possuem nenhuma marca no rosto, pois não conseguem fazer essa correção. Talvez seja a "queridinha" das mulheres mais práticas e que são contra ficar horas na frente do espelho se maquiando.
![]() |
Base em Pó Mineral Make B. - O Boticário |
- Base em Pó Mineral Make B, O Boticário: pra quem busca praticidade, essa base é ideal. A cobertura dela é tão perfeita que podemos pular o pó e usá-la sozinha. Mas não esqueçam que ela está longe cobrir as marcas do rosto!
PANCAKE
Tenho certeza que todo mundo já pegou o pancake da mãe quando pequena para passar! rsrs... Apesar de ser uma nomenclatura antiga, ainda é usada para se referir ao pó + base. Esse tipo de produto é MUITO traiçoeiro por deixar a pele carregada se a pessoa não souber usar. Também é muito usado pelas mulheres práticas e sua cobertura é altamente cremosa, não sendo o produto mais indicado para quem tem a pele oleosa (ele parece uma massa).
![]() |
Studio Fix Powder Foundation, MAC |
- Studio Fix Powder Foundation, M.A.C: existem outras marcas, mas essa da M.A.C eu já tive. Sua cobertura é perfeita mas deixa com um aspecto carregado. Sempre quando passava tinha que escutar o namorado falar: "seu rosto está com muito pó".. rsrsrs... E olha que eu passava só um pouco! Mas todo cuidado é pouco e não vá sair com a cara carregada!
Agora eu quero ver todo mundo comprando a base certa! E mais uma dica: se os tons forem parecidos, escolha sempre o mais escuro. Esse é um truque para você não ficar com o rosto muito claro nas fotos, mas para isso o pó compacto precisa ser da cor EXATA da sua pele para igualar!
Bjo! Bjo!
Joice Marques
0 comentários:
Postar um comentário