quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESMALTES: a polêmica que envolve marcas brasileiras

Já faz tempo que quero falar sobre isso porque é um assunto prejudicial à saúde de muitas mulheres. Antes de dar sequência sobre ele, vou contar a minha história. Em 2010, durante uma viagem, percebi que tinha algumas irritações na pele. Como nunca tinha acontecido nada do tipo, fiquei preocupada. Comecei a pesquisar na internet e vi que todos os sintomas poderiam ser de alergia provocada por algumas substâncias encontradas nos esmaltes. No começo achei estranho porque SEMPRE passava esmalte e não acontecia nada. Tirei os esmaltes e a alergia continuava. Tive que trocar tudo o que usava: shampoo, condicionador, sabonete, acetona, tudo! Os sintomas eram escamação dos olhos (eles ficavam super inchados), da boca e no pescoço. Além disso, meus dedos rachavam até sangrar e doía demaissssss! Muitos médicos depois, fiz um exame super complexo com uma Dermatologista da Clínica Civil, em Ribeirão Preto, e descobri uma baita Dermatite de Contato e, além de ter sensibilidade ao Tolueno (encontrado na composição do esmalte), sou alérgica a Sulfato de Níquel, presente na liga do Inox (e eu trabalhava na empresa do meu pai, que faz equipamentos em Inox). PRONTO! O problema era esse! Juntava as duas coisas e os sintomas atacavam! Sem contar que o alicate de tirar a cutícula também é de inox e ataca minha alergia de qualquer jeito! Mas até chegar nessa conclusão foram mais de dois anos de testes, trocava de produtos constantemente e gastei horrores. Como ninguém descobria qual era a minha verdadeira alergia, fiz diversas pesquisas sobre o assunto e decidi escrever sobre isso porque percebi que muitas mulheres sofrem do mesmo mal. 
O meu primeiro contato com essas substâncias foi através de uma reportagem da Folha de São Paulo que tratava sobre o assunto. Ela continha informações sobre uma análise feita pelo ProTeste, órgão de defesa do consumidor, que questionava a segurança dos esmaltes no Brasil, principalmente das três marcas fortes do mercado: Colorama, Risque e Impala. Fiquei chocada quando li porque até então ninguém tinha ouvido falar sobre o assunto. E a partir desta reportagem começou a briga dos fabricantes com Ministério Público. Três anos depois, das três marcas, somente a Colorama cumpriu o que prometeu. Seus esmaltes são livres de Tolueno e Formaldeído. Já a Risque e a Impala, em outra reportagem da Folha de São Paulo, afirmaram que não usam mais os componentes proibidos, o que nós, alérgicos, sabemos que não é verdade. Mas deixando esse papo sério um pouco de lado, hoje no mercado encontramos muitos esmaltes hipoalergênicos (nomenclatura usada para todos os produtos para alérgicos!) e BARATOS! Antigamente você pagaria uns R$15 por esmalte e não tinha tanta variedade de cor (que são, inclusive, da Risque e Impala - eram os únicos do mercado!). Hoje eles estão mas acessíveis e podemos comprar váááários! Pra quem nunca sabe qual marca comprar, vou dar algumas dicas neste post, mas antes vou falar sobre a alergia em si.

IMPALA


De todos os esmaltes o da Impala é o mais forte. Eu passo e parece que meu olho vai cair de tanta alergia. Infelizmente é a marca que possui mais cores, mas somos fortes e não usamos porque não pode! rsrsrsrsrs... Se você passa algum esmalte dessa marca e sente alguma irritação, TIRE NA HORA. Os principais sintomas da alergia são:

  • A cutícula fica inchada e coça muito, chegando a arder (ou pode manifestar em proporções menores e você não percebe);
  • O olho fica inchado e, em alguns casos, chega a escamar (a pele levanta, como se fosse uma ferida - é assim que o meu fica);
  • Um pouco acima do maxilar, na lateral do rosto, costuma aparecer uma irritação OU no canto da boca e arde muito;
  • A boca fica inchada e também pode escamar;
  • O pescoço fica com uma mancha vermelha e coça muito, muito, muito... demais da conta!
Na verdade por ser Dermatite de Contato, onde você "relar" ela se manifesta. Acontece que no rosto, principalmente nessas regiões, a pele é mais sensível. É importante ficar em alerta porque é extremamente prejudicial à saúde e EVITE passar em crianças. Por esses e outros motivos é indicado usar nas pequenas vaidosas somente produtos próprios para a idade delas (maquiagem também, tá?). Mas quem já passou por algumas dessas situações acima, as marcas que hoje fabricam esmaltes sem as principais substâncias alergênicas são:

COLORAMA

Já faz um tempinho que os esmaltes estão sendo comercializados sem o Tolueno e Formaldeído. Reparem na embalagem que está escrito isso! O problema é que, para quem gosta de esmalte, ver uma cor nova na prateleira é raro (eles demoram pra lançar novas coleções). E parece que usar sempre a mesma marca vai enjoando com o tempo. Quem tiver alergia pode usar tranquilamente!

Todos os esmaltes da Colorama são livres das substâncias alergênicas



ALFAPARF

Essa é nova no mercado e já usei algumas vezes. Pra ser sincera achei as cores bem chapadas e sem muita variedade e a durabilidade do esmalte deixa a desejar. Sem contar que é mais cara do que as outras.



ARGENTO

Logo quando descobri minha alergia, o primeiro esmalte hipoalergênico que comprei foi da Argento. É uma marca barata mas não curtia a textura dos esmaltes: são aguados demais e não duram. Também não tem muitas cores!




HITS SPECIALLITÁ

Faz pouco tempo que fiquei sabendo que os esmaltes da Hits também são hipoalergênicos. E eu AMEI porque adoro essa marca! Atrás do vidrinho está escrito "3 free", isso quer dizer que ele também é livre de substâncias alergênicas: Formaldeído, Tolueno e o DBP - o trio parada dura que provoca alergia na gente! 


REVLON

Por ser uma marca "gringa" também é indicada para os alérgicos porque lá fora a fiscalização é muito mais rigorosa do que aqui. Mas algumas pessoas torcem o nariz para ela por ser BEM mais cara do que as outras disponíveis no mercado brasileiro! 




Além dessas, encontramos esmaltes hipoalergênicos da Mary Kay, Eclat, Top Beauty e muuuuitas outras marcas, mas que eu usei e aprovei foram só as citadas acima!





Agora que vocês já sabem um pouco sobre esse perigo que está à nossa frente, comecem a tomar cuidado na hora de comprar os esmaltes. Quem sabe um dia todas as marcas brasileiras se regularizem e assim podemos ficar mais tranquilas. Vamos torcer para que isso aconteça!

Beijo! Beijo!




0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More